Um movimento de luta pela Paz Mundial, a defesa dos Direitos Humanos e a proteção do Meio Ambiente.

domingo, 22 de outubro de 2023

 



Festa Cultural do MPS mobiliza centenas de militantes sociais e transforma segmento do PSB em uma das mais importantes organizações populares no DF

                        Por Kássia Melloni      

 AGNOT3M: 21.10.23 – KM: O Movimento Popular Socialista, popularmente conhecido em todo o país como MPS, organizado nos vinte e seis (26) estados e no DF e em mais de quinhentos municípios brasileiros, com uma forte base camponesa, feminina e estudantil, e considerado ideologicamente o mais à esquerda dentro do PSB, traçou uma estratégia de ação que o transformou numa das mais importantes organizações populares do país: através de um Tenda Cultural levar o partido para as ruas, instalando-a em feiras e mercados e domingos de lazer nos finais de semana, como em Brasília, e de segunda a sexta feira nas principais universidades da capital federal.

 O MPS DF, tem como Secretária Distrital a Socióloga Rebecca Fidelis, Doutora em Sociologia Política, professora e líder feminista e foi uma das principais articuladora do projeto juntamente com o líder nacional Acilino Ribeiro, um ex-guerrilheiro que combateu a ditadura militar durante os anos de chumbo, foi militante e dirigente do PCB e do MR8 e hoje é um dos principais líderes da esquerda  brasileira.


 Neste último sábado o MPS DF realizou um evento que contou com a participação de praticamente toda a militância do segmento no Distrito Federal entre 150 a 200 militantes, aproximadamente uns cinquenta militantes do PSB e mais de cinquenta dirigentes dos demais partidos progressistas da capital federal, além de mais de cem populares entre feirantes e visitantes do local.  Entre estes estiveram presente e passaram na Tenda Cultural do MPS DF dirigentes e militantes de base do PT, PV, UP, PDT, PCO, PCB, PSOL, REDE, PSTU, PCdoB, Cidadania e Solidariedade unindo diversas correntes da esquerda brasiliense. O ex-ministro e ex-presidente nacional do PT, José Dirceu, amigo pessoal de Acilino Ribeiro foi um dos primeiros a chegar e abraçar o amigo. Muito cumprimentado pela militância presente o ex-ministro ficou muito tempo e foi bastante fotografado e cumprimentado no evento e na feira onde se realizou o evento.  Pelo PSB compareceram ao ato vários dirigentes nacionais como Alexandre Navarro, Presidente do Conselho de Ética do PSB e Reitor da Faculdade Miguel Arraes, o Secretário de Formação Política do partido Domingos Leonelli, Paulo Bracarense Secretário de Relações Internacionais, Ricardo Capelli, da direção nacional do PSB e Secretário Executivo do Ministério da Justiça, dentre vários outros dirigentes. O vice presidente da República Geraldo Alckmin, tambem vice-presidente nacional do PSB e tambem amigo pessoal de Acilino Ribeiro que é Secretário Nacional do Partido Socialista Brasileiro, justificou sua ausência ao evento em mensagem a Acilino. Os dois combinaram uma visita futura do vice presidente num futuro próximo.


 
Durante o evento que durou das dez as treze horas deste último sábado, dia 21, o MPS distribuiu mais de quinhentos exemplares do material didático do Partido Socialista Brasileiro, e da Fundação João Mangabeira entre livros, revistas e folders com importantes temas nacionais. Todos que compareceram ao ato entre dirigentes e populares elogiaram o trabalho de base realizado pelo MPS do DF.

 O MPS programou diversas atividades culturais para a Tenda Cultural que acontecerão sempre aos sábados a partir das dez horas da manhã e irá até as 14 horas todos os sábados. A partir do mês de novembro o MPS deve instalar a Tenda no Eixão Norte de Brasília também com várias programações culturais, em especial debates políticos. E até o final do ano a mesma Tenda irá para as universidades brasilienses como a UnB, UDF, UNIEURO, UniCEUB e Católica, podendo ainda ir a outras menores no período da noite onde em sua maioria funcionam.

O Secretário Nacional do MPS Acilino Ribeiro agradeceu ao presidente nacional do PSB Carlos Siqueira, que sempre incentivou levar o partido ás ruas e ao Chefe de Gabinete da FJM, Renato Andrade pelo apoio na liberação de todo o material distribuído e a ser levado à população pela Tenda Cultural do MPS DF. AGNOT3M: 21.10.23 – KM:
























Nenhum comentário:

Postar um comentário